segunda-feira, 2 de junho de 2014

O que se vale a pena !!!! Educar X Doutrinar

                                    EDUCAR É MUITO DIFERENTE DE DOUTRINAR




"Rubem Alves, renomado pedagogo, define educação como o “processo de ensinar a ver”. No Houaiss, doutrinação é processo de adestramento; imposição de opinião, ponto de vista ou princípio sectário. Doutrinar, para o léxico, é ensinar a não ver.
A educação busca promover o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano; centra nos seus direitos, necessidades, desejos; acredita na sua liberdade de escolha; é ato de amor, desprendimento, respeito.
Doutrinação é o esforço para inculcar em alguém uma crença ou atitude, de forma que ela não aceite outra; é centrar na “verdade” que deve ser difundida, imposta, para a qual o indivíduo é o instrumento de propagação e preservação.
Eis a diferença: a educação liberta, pergunta, duvida e questiona; a doutrinação aprisiona, vive de 'certezas', convence e impõe. Doutrinação é objeto de convicções políticas, dogmas religiosos, marketing, moda, interesses comerciais, comportamentos grupais, relações sociais, filmes, novelas. A educação é objeto da família e da escola, embora devesse estar presente em quaisquer situações, não fosse o fato de os interesses nem sempre estarem centrados no indivíduo, mas na mensagem."

texto: Profª. Maria Helena Michel
ver em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3ACn8QGM7CQdEJ%3Atupi.fisica.ufmg.br%2F%7Emichel%2Fdocs%2FMeus_textos%2FEDUCAR%2520OU%2520DOUTRINAR.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br